-
Arquitetos: ATV arquitectos
- Área: 2570 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Albano García
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Palermo, Buenos Aires, numa rua arborizada e de pouco trânsito, o projeto tenta compreender seu contexto para abordar o problema do território como desafio projetual que implica em inserir uma obra de arquitetura num entorno existente.
A materialização do diálogo com seu entorno imediato gera uma estrutura mista de concreto e colunas metálicas como linguagem, que expressa e evidencia a razão de cada um dos elementos que a compõe. Esta estrutura permite continuidades e descontinuidades, cheios e vazios, gerando expansões, pés-direitos duplos e visuais cruzados, fazendo com que os apartamentos retomem o espírito de uma casa em relação com os espaços exteriores.
A obra alterna tipologicamente unidades de diversas medidas, espaços e relações, propondo modos de operar sobre o programa da repetição e a variação dos temas propostos. As mesmas, funcionalmente, possuem seu núcleos molhados conformando uma peça comum de forma simples no setor central da planta e em relação ao núcleo comum de circulação para liberar espaço de uso interior, possibilitando a abertura ou fechamento a partir de venezianas internas de madeira.
Como remate, o projeto possui duas unidades de quatro ambientes em dúplex, com terraço e piscina própria, que aproveitam as condicionantes das normas quanto aos recuos, gerando diversas situações exteriores onde as expansões se relacionam visualmente como um correlato de vazios em altura que amplificam a luz natural e a amplitude dos espaços interiores.